Após terminar o sermão com mais de 2 horas o Bispo Barnett K. Thoroughgood encerra a pregação pedindo aos fiéis que “Você deve viver e não morrer” assentou-se começou a passar mal e mesmo com tentativas de socorristas e membros morreu no local.

Bispo Barnett K. Thoroughgood acabara de terminar seu sermão de domingo dia 05/02/12 com o tema da pregação “eu estou aqui para a batalha”, quando terminou o sermão, ele se sentou em sua cadeira no púlpito, e entrou em colapso.

Logo depois, ele foi declarado morto. Os membros da Nova Jerusalém Igreja de Deus em Cristo orou e chorou enquanto os paramédicos tentaram reanimar o seu pastor de 62 anos de idade, sem sucesso.

“Ele morreu fazendo o que amava”, disse um membro da igreja Mable Beckett ao repórter local. Beckett frequentador da igreja onde Thoroughgood teve seu último suspiro acrescentou “Ele viveu a vida que ele foi chamado, e até o final”.
Thoroughgood fundou da Igreja a Nova Jerusalém cerca de 42 anos atrás. A igreja desde então tem crescido e conta hoje com mais de 2.000 membros. Ele era conhecido por suas mensagens de fogo , cheios de energia.

Antes de sua morte domingo dia 05, Thoroughgood pregou uma mensagem no Livro de 2 Crônicas cap. 20:12, exortando os fiéis a manter sua atenção em Deus e invocam em seu tempo de necessidade.

“Você deve viver e não morrer”, disse ele antes de tomar assento.