Após a morte de uma garçonete de 30 anos, tripulante de um cruzeiro da MSC, na madrugada de sábado (18), mais dez pessoas foram internadas no Hospital Ana Costa, em Santos, no litoral paulista, com sintomas respiratórios agudos, como gripe, tosse e febre.
Segundo a assessoria do hospital, são sete tripulantes e três passageiros que estavam no cruzeiro MSC Armonia e foram internados logo após o desembarque, na tarde de sábado, no Porto de Santos. Dentre os tripulantes, há um homem de Porto Alegre e três estrangeiros - um indiano e dois tailandeses.
saiba mais
Tripulante de navio passa mal e morre em hospital de Santos
Mais 3 passageiros de navio são internados em hospital de Santos
Os passageiros internados são uma mulher e duas crianças: um menino de 11 anos e uma garota de 12 anos. Todos apresentaram os mesmos sintomas da tripulante Fabiana Pasquareli dos Santos, de 30 anos, que morreu. Ela desembarcou na quarta-feira (15) devido ao agravamento de sua situação.
O hospital informou que pediu ao Instituto Adolfo Lutz exames clínicos sobre a causa da morte de Fabiana e também sobre os sintomas apresentados nas 10 pessoas internadas, para confirmar a possibilidade deles apresentam o vírus da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, ou outra doença. O instituto está em recesso de carnaval e só voltará a trabalhar na quarta-feira (22), informou o hospital de Santos.
O navio MSC Armonia foi inspecionado pela Vigilância Sanitária antes do desembarque dos passageiros e teve autorização da vigilância sanitária para operar novamente, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Um novo cruzeiro partiu às 17h de sábado (18) com destino a Mar del Plata, Argentina, com 2 mil pessoas a bordo. O cruzeiro deve durar 8 noites e a MSC não informou se houve desistências depois da morte da tripulante.
A assessoria de imprensa da capitania informou que recebeu um laudo da Vigilância Sanitária de que não havia riscos aos passageiros e que o navio poderia continuar a operar.
Fabiana dos Santos trabalhava como garçonete e desembarcou na quarta-feira (15) em Ilhabela, no Litoral Norte, com febre e tosse. No mesmo dia ela foi internada em Santos. O quadro de saúde evoluiu para um processo infeccioso que a levou a óbito na sexta-feira.
O G1 tenta desde sábado contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não obteve até a atualização desta reportagem. O Ministério da Saúde informou por telefone que não recebeu informações sobre o caso.
Mais de 2 mil passageiros
O navio da MSC atracou no Porto de Santos no sábado por volta das 5h da manhã. Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram para o local fazer uma vistoria na embarcação. Mais de 2 mil passageiros estavam dentro do navio sem poder deixar a embarcação até as 11h50. Eles começaram a ser liberados para deixar o navio no início da tarde.
Por meio de uma nota, a imprensa da MSC confirmou a morte da tripulante, que apresentou quadro de pneumonia, com febre e tosse.
Veja a íntegra da nota da MSC:
"A tripulante Fabiana dos Santos foi internada na última quarta feita com tosse e febre, com diagnóstico inicial de pneumonia. O quadro se agravou e a tripulante veio a falecer na última madrugada.
A MSC Cruzeiros lamenta o ocorrido e está prestando toda a assistência aos familiares e amigos.
A empresa está acompanhando o trabalho das autoridades e aguarda os laudos definitivos.
A companhia reforça ainda que a Anvisa inspecionou o navio e o desembarque está ocorrendo normalmente. Assim que terminar esse procedimento, será iniciado o embarque para o próximo cruzeiro.fonteglobo.com