Casamento_ bênção de Deus e aprendizado de amor cristão (Gn2.18, 21-24)
“Disse mais o Senhor Deus; Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lhatrouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
(Gn 2: 18,21-24)
Hoje é um dia especial! Um dia de alegria! Um dia memorável!
Estamosreunidos para celebrar uma cerimônia tão antiga quanto a própria humanidade, tãosagrada quanto a própria vida, e tão digna de honra e reverência quanto Àquele queo instituiu - o próprio Senhor Deus. Estamos reunidos para, como Igreja, oficiar etestemunhar os votos indissolúveis de casamento entre Alejandro e Luíza.Há muito o que dizer sobre este amado casal que se une hoje, sob os laçossagrados do matrimônio, mas o momento não é suficiente para todos ostestemunhos necessários. 
Ideias para um casamento Boho
Basta declarar que como verdadeiros cristãos, um diaouviram o chamado de Cristo Jesus e creram na Sua obra consumada na cruz, eLhe entregaram suas vidas, confiando unicamente nEle para a salvação eterna desuas almas. E por causa disso eles são verdadeiramente conhecidos e plenamenteamados pelo Deus Triúno (I Co 8:3) e também pela Igreja do Senhor que se reúnehoje em nosso meio.Quanto ao casamento também há muito o que ser dito, e quero em poucaspalavras falar ao coração deste jovem casal e ao coração de todos aqui reunidossobre o que Deus tem ensinado em sua Palavra, acerca do casamento, e sobrecomo deve ser a vida de um casal cristão.Há três princípios bíblicos, meus amados, nesta passagem bíblica, que nãodevemos nos esquecer jamais no decorrer da carreira conjugal:

1. O CASAMENTO É BENÇÃO DE DEUS AOS HOMENS

Na aurora da humanidade, uma vez criado o primeiro homem, Adão, disse oSenhor que
não era bom que o homem estivesse só

. Em seu amor, vendo anecessidade do homem, o Senhor proveu para este uma dádiva solene e graciosa: aprimeira mulher, Eva, que lhe seria por esposa e auxiliadora idônea, para que oacompanhasse todos os dias de sua vida e o auxiliasse na missão que o Senhor Deus lhe havia incumbido. Era a primeira celebração de casamento, diferente detodas as outras que viriam a existir, pois coroava a Criação recém-formada, e aomesmo tempo semelhante a todas as outras, pois Deus estava presente comotestemunha.Uma peculiaridade importante neste texto de Gênesis 2, é que a instituiçãodo casamento se deu antes da queda do homem, antes de o pecado entrar no seioda humanidade, antes do homem afastar-se do Senhor Deus. Sempre fez parte doplano eterno de Deus para o Homem o casamento. Isso nos ensina pelo menosduas coisas acerca do casamento:


A UNIÃO INSTAURADA NO CASAMENTO

: o Senhor Deus criou o ser humano para umavida de compartilhamento e companheirismo. Não é bom que se esteja só, nunca oé. Não é essa a condição natural do homem instituída por Deus. Enquanto o mundolonge de Deus prega uma vida social libertina, livre dos laços familiares do

Base Bíblica para a Vida Cristã - 


casamento, e faz pouco caso do compromisso conjugal, os verdadeiros cristãos sealegram em poder usufruir desta grande benção compartilhando a sua vida com apessoa amada, preparada por Deus.

 A SERIEDADE E SANTIDADE DO CASAMENTO

: matrimônio não é algo leviano, inventadopelos homens, nem um contrato social qualquer que pode ser desfeito por qualquer motivo de uma ou ambas as partes, ou mesmo um compromisso temporário, quedepois de um determinado tempo é rescindido. Antes é um pacto sagrado,indissolúvel, entre um homem e uma mulher, na presença do próprio Deus comotestemunha. É o cordão de três dobras que não se quebra facilmente. Para o cristãoé a realização da amorosa vontade de Deus em sua vida, da qual Ele tevemisericórdia.Alejandro e Luíza, amados do Senhor, se esforcem por ver, a cada dia, ocasamento de vocês como fruto e benção do Senhor às suas vidas. Ainda que sepossa argumentar que beleza, amizade, inteligência, oportunidades e bom humor direcionaram um ao outro, por trás estava o Senhor os conduzindo um ao outro,mesmo antes de se conhecerem, de trocarem o primeiro olhar, de travarem aprimeira conversa.


Tenham sempre um coração agradecido pelo Senhor os ter ajuntado, issolhes será por arma e consolo nos momentos difíceis que porventura venham a ter. APalavra afirma que os bens materiais podem até ser adquiridos por herança, mas aesposa prudente, e da mesma maneira, o esposo prudente, vem do Senhor (Pv19:14).Não permitam que as dificuldades do dia-a-dia e o discurso permissivo destageração, os levem a esquecer esta verdade. O casamento nasce no coração deDeus, sendo uma benção para os seres humanos, mas é responsabilidade do casalzelar para que seja fortalecido a cada dia.

2. O CASAMENTO É UMA UNIÃO ESPIRITUAL

Este segundo princípio está descrito singelamente na declaraçãodeslumbrada do homem ao ver sua mulher

“Esta, afinal, é osso dos meus ossos ecarne da minha carne”

. É a primeira e única frase do homem registrada na Bíbliaantes da Queda, e é dirigida à mulher que Deus lhe deu, celebrando a comunhãoque passariam a ter. Isso dá o que pensar: o primeiro poema da humanidade. E édirigido à mulher! Nele Adão reconhece em Eva aquilo que faltava em si mesmo eexulta ao finalmente encontrar aquela por quem ansiava. Eis aqui a base para ocasamento: buscar a completitude no ser amado, tornar-se inteiro por completo.Esta mesma afirmação de Adão é confirmada pela solene declaração doSenhor Deus

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher,tornando-se os dois uma só carne”

. Há aqui uma verdade por demais magnífica.Mais tarde o próprio Senhor Jesus viria a reafirmar esta última declaraçãoacrescentando

“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”


(Mt 19:5,6).Meus amados, o casamento é uma relação exclusiva. Nela, um homem esua esposa se entregam mutuamente, um ao outro, mediante uma aliança vitalíciade amor, respeito e fidelidade. Não há mais
O Alejandro, ou a 
Luíza, como pessoas incompletas e separadas. Há agora uma nova família, unida por laços mais fortes eprofundos, na qual ambos, Alejandro e Luíza, completam-se mutuamente, emintimidade, respeito e amor. Com exceção da união do cristão com o Senhor Jesus,não há nada mais íntimo e profundo nesta terra que a união entre marido e mulher..

Mesmo a união entre pais e filhos não é tão profunda quanto à relaçãomarido-mulher, porquanto é passageira, enquanto que esta última é vitalícia. Não éà toa que a Palavra declara

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à suamulher”

. Laços temporários são afrouxados e outro, vitalício, é criado e posto emseu lugar. Homem e mulher, agora casados, criam uma nova família. Irmãos e irmãs,sogros e sogras, pais e mães, são agora parentes queridos, que fazem parte deoutra família, distinta daquela que agora é formada. A prioridade primeira do maridoagora é amar, cuidar e proteger sua esposa e esta amar e respeitar o seu marido.Querido casal, não permitam, que esta nova família que aqui está sendofirmada e fundamentada seja dependente emocionalmente de outras pessoas,parentes ou não. O homem deixou pai e mãe e se uniu à sua mulher. Vivam a vossaprópria vida conjugal com alegria e fidelidade ao Senhor.Nas dificuldades e dúvidas procurem orientações, especialmente dos irmãosem Cristo, pois na multidão de conselhos há sabedoria (Pv 11:14, 15:22), mas nãopermitam que laços de parentesco, ou amizade, falem mais alto que os laçosconjugais. Pois agora vocês são uma só carne, e o que Deus ajuntou não sejaseparado por parentes, amigos ou qualquer outro tipo de relacionamento.

3. O CASAMENTO É UM APRENDIZADO DE AMOR

Por último, o casamento é um aprendizado de amor. Deus criou para Adão,não uma mulher qualquer, mas uma auxiliadora que lhe fosse idônea. A idéia aquipresente é o de uma mulher que complementará o que vier a faltar nele, e vice-versa, pois ambos são imagem e criação das mãos de Deus (Gn 1:26,27).No original o nome que o homem dá à sua mulher é uma extensão de seupróprio nome (varão/varoa,

 deixando claro que ela é tudo que ele é, e oque falta nele, há nela. Não é à toa que o apóstolo Paulo afirma que o marido queama a sua esposa, a si mesmo se ama, posto que ninguém, naturalmente, odeie a simesmo (Ef 5:28). Ambos são um, a partir do casamento.Neste processo ambos crescerão como filhos de Deus e refletirão de modomais perfeito a imagem do Criador. Para tanto precisarão aprender a viver emcompanhia um do outro e a exercitar o ministério que Deus confiou a cada um noâmbito conjugal. Muitas vezes isso lhes será um desafio e ser vencido, e oconseguirão se confiarem nos conselhos da Palavra do Senhor.De maneira sucinta gostaria de lhes explanar algumas diretrizes básicasdeste aprendizado, aos dois conjuntamente e a cada um separadamente:

A Base Bíblica para a Vida Cristã -

AME A SUA ESPOSA COMO CRISTO AMOU A SUA IGREJA

: o amor de um marido por sua esposa vai além de sentimentos, e tem um padrão definido no NT: ser damesma forma que Cristo amou a sua Igreja e por ela se entregou (Ef 5:25-29). Issoquer dizer, que você Alejandro, deve ver primeiro as necessidades de sua esposa,antes mesmo das suas, a ponto de entregar a própria vida se assim for preciso.Outro ponto é que deves amar primeiro a sua esposa Luíza, sem esperar que ela oame primeiro. Esse é um mandamento que recebes do Pai Celestial, farás bem se ocumpri-lo com toda as tuas forças.

SEJA O CABEÇA DE SUA FAMÍLIA 

: a Palavra exorta o homem a ser o cabeça desua família (Ef 5:23, I Co 11:3), isso quer dizer meu amado que está sobre teusombros a responsabilidade das decisões tomadas em teu lar. É uma granderesponsabilidade, e não te esquives deste ministério, mas cumpre-o cabalmente.Nas decisões a serem tomadas, dialogue com sua esposa, e juntos reflitam sobre omelhor caminho a ser tomado, e uma vez decidido, tome para si a responsabilidadeda decisão. Proteja-a nas decisões que porventura ela tomou, com ou sem o seuconsentimento e que não foram bem-sucedidas, e assuma para si aresponsabilidade, tendo por ela toda a consideração como parte mais frágil (I Pe3:7). Teu também é o ministério em ser o sacerdote do lar. Traga sua família à casade Deus, encoraje-a ao estudo da Palavra de Deus, incentive-a a oração, ore por sua família ao Senhor. De ti e de mim, bem como de todos os esposos aquipresente, Deus haverá de pedir contas sobre nosso ministério no lar. Busque nEleforça e sabedoria para esta grandiosa tarefa

Base Bíblica para a Vida Cristã 


amorosamente quando perceber que ele está tomando decisões arbitrárias econtrárias a Palavra de Deus. Ore por ele diariamente, rogando que o Senhor lheconceda sabedoria para saber dirigir o seu lar. Esse é um mandamento que recebesdo Pai Celestial, farás bem se o cumpri-lo com todas as tuas forças.

A OS DOIS NÃO BUSQUEM A SUA PRÓPRIA FELICIDADE
MAS A DO OUTRO


: a maior tragédianos casamentos de nossos dias, e o motivo pelo qual fracassam tão facilmente e tãorapidamente buscam a separação, reside no fato que as pessoas procuram somenteuma felicidade individual, egoísta. Querem ser servidos em vez de servir. Querem asalegrias, mas não os compromissos. Buscam a satisfação pessoal em detrimento àsnecessidades do cônjuge. Qualquer um que deseje em seu coração

‘eu quero casar para ser feliz’

possui uma idéia errada a respeito do casamento, e corre o sério riscode viver uma vida conjugal frustrante e penosa. O Alejandro não está casando paraser feliz, mas para fazer sua esposa, Luíza, muito feliz. Luíza, por sua vez, não estácasando para ser feliz, e sim para fazer seu esposo, Alejandro, muito feliz. Seambos se empenharem nesta tarefa como casal, alcançarão a felicidade e alegriaconjugais tão almejados e inatingíveis por aqueles que buscam apenas sua auto-satisfação. E o nome do Senhor Deus será engrandecido nesse casamento.

NÃO SE DEIXEM ABATER PELAS DIFICULDADES

: no casamento, como as ondas domar, há anos que estamos na crista da onda e outro em que estamos na base. Issonão deve influenciar o amor que sentem um pelo outro, especialmente quando nobaixio da onda. Assim como uma estação sucede a outra, os anos se sucedem e oamor é amadurecido nos altos e baixos. Triste de nossa geração que procura viver apenas na crista da onda e se esquece que se há crista deve haver necessariamente o baixio, o revés, a quebrada da onda. Vivam com alegria os anosbons, mas vivam também com esperança os anos difíceis. Qualquer sofrimento quevenha a ter e também fruto da felicidade que hoje experimentam. Negar aexperimentar um é negar a felicidade que prometem um ao outro.


LEMBREM SE DE VOSSO DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS 

O casamento cristã onão é uma relação a dois, mas a três. 

O Senhor Deus é o terceiro integrante destarelação e deve ser tratado como tal. Reservem um tempo para orar em conjunto aoSenhor, vosso Deus. Leiam a Sua Palavra e meditem em seus ensinamentosdiariamente e a ensinem aos filhos que virão. O sucesso de um casamento cristãodepende totalmente da atitude que o casal mantém com respeito ao Senhor Deus ea sua Palavra. Portanto, tudo o que fizerem, seja em palavra ou ação, façam emnome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai (Cl 3:17)

A TODOS NÓS 

Meus amados, como pecadores que somos, estamos sujeitos a errosdiariamente, portanto rogo aos dois e a todos os casais aqui presentes: exercitem operdão mútuo, diário. Não deixem rancores e ressentimentos se acumularem.Façam do casamento uma oportunidade de amadurecimento espiritual.Creio que um dos motivos porque Deus honra tanto ao casamento (Hb 13:4)seja talvez o fato que por meio dele podemos aprender a ser menos egoístas eegocêntricos. Quando solteiros, só temos em vista o que é de nosso interesseimediato. Quando casamos, por causa do amor e pela própria convivência, somosforçados a olhar primeiro o ponto de vista do cônjuge, e assim nos desvencilhamosum pouco mais de nós mesmos. Quando vêm os filhos o casal volta sua atençãomais facilmente para um terceiro ser, e suas necessidades ficam em terceiro plano.

Base Bíblica para a Vida Cristã


E nos desarraigamos um pouco mais de nosso ego. Desse modo vamos crescendono amor, até que chegue o dia em que o Senhor nos aperfeiçoe em Seu ReinoEterno.Assim, para o cristão, o casamento tem como principal razão oaperfeiçoamento no amor. Amor a Deus e amor ao bem-amado. Esse deve ser odesejo de todo casal cristão. Há um trecho de um poema de um conhecido poetalibanês que fala sobre a alegria e a dor da vivência do amor de um casal, o qualcompartilho e finalizo:


O amor não tem outro desejo senão o de atingir a sua plenitude.Se, contudo, amardes e precisardes ter desejos, sejam estes os vossos desejos:De vos diluirdes no amor e serdes como um riacho que canta sua melodia para a noite;De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada;De ficardes feridos por vossa própria compreensão do amor E de sangrardes de boa vontade e com alegria;De acordardes na aurora com o coração aladoE agradecerdes por um novo dia de amor;De descansardes ao meio-diaE meditardes sobre o êxtase do amor;De voltardes para casa à noite com gratidão;E de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado,E nos lábios uma canção de bem-aventurança.
www.base-biblica.blogspot.com