Nem todo aquele que diz Senhor entrará no reino dos céus!

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).

No versículo acima, vimos  que o Senhor deseja que todos os membros do Corpo sejam aperfeiçoados. Por um lado, temos a questão do crescimento da vida divina em nós, o que somente poderá ocorrer se negarmos a nossa vida da alma, liberando espaço para a vida de Deus. Nossa alma é como um copo com água: se ele estiver cheio, não há como colocar mais água no seu interior. Quando cremos no Senhor Jesus e invocamos o Seu nome, o nosso espírito foi salvo e a vida de Deus entrou em nós. Todavia, a nossa alma ainda permaneceu como estava anteriormente à salvação, totalmente preenchida com o ego, com uma vida independente de Deus.
Por meio de Sua vida em nosso espírito, Deus deseja dispensar mais da vida divina à nossa alma, mas o “copo” ainda está “cheio”. A solução é esvaziá-lo, e fazemos isso quando negamos a nós mesmos, não apenas rejeitando o lado mau de nossa vida da alma, mas também seu lado bom. Para receber a herança do Pai, precisamos alcançar a maturidade por meio desse processo contínuo de perder a vida da alma e ganhar a vida de Deus (Mt 16:25-26; Rm 8:17).Por outro lado, precisamos cuidar do aspecto da obra.
Todos nós fomos criados em Cristo para boas obras (Ef 2:10). Aqui não se trata de fazer a própria obra e buscar a própria glória, mas de fazer a obra de Deus. Conforme a vida de Deus cresce em nós, Ele nos confiará certas obras. Um bebê, por exemplo, não precisa se preocupar em ajudar seus pais nas tarefas da casa. Antes, tudo o que ele precisa fazer é se alimentar adequadamente. No entanto, quando cresce e atinge determinada idade, precisa assumir responsabilidades a fim de ser útil à sociedade. Da mesma forma, o crescimento normal da vida de Deus em nós é que nos torna úteis para a Sua obra, que consiste em realizar a Sua vontade.
Em Mateus 24:14 lemos: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Essa é a comissão de Deus para nós. Atualmente podemos ver muitos sinais do fim dos tempos, como, por exemplo, terremotos na China, conflitos no Egito e na Síria etc. No entanto, ainda não é o fim. Ainda falta completar a obra de pregação do evangelho do reino, iniciada pelo próprio Senhor Jesus quando esteve na terra.
Para realizarmos essa obra, Efésios 4:11-12 fala do aperfeiçoamento dos santos para a edificação do Corpo de Cristo. Esse Corpo não é formado por um pequeno grupo de pessoas, mas por todos aqueles que foram redimidos pelo sangue de Cristo e regenerados com a vida de Deus. Logo, nosso encargo não é de edificar apenas o grupo com o qual nos reunimos, mas, sim, todos os filhos de Deus. De maneira prática, os livros espirituais nos ajudam a levar o evangelho do reino a muitos lugares onde não podemos estar fisicamente.
Portanto, não podemos viver a vida da igreja visando apenas a nosso próprio crescimento de vida. Há uma comissão importante que foi dada a cada um de nós: de pregar o evangelho do reino e promover a edificação do Corpo de Cristo.