MUITOS USAM O NOME DO SENHOR EM VÃO, VIVEM FALANDO O QUE NÃO DEVE E USANDO O NOME DO SENHOR.
TANTA IMPROCRESIA NO MEIO DO SER HUMANO USAM O NOME DO SENHOR PARA JUSTIFICAREM SEUS PECADOS.
COM FALTA DE AMOR ATE CONDENAM ALMAS PARA O INFERNO.PENSAM QUE JESUS PRECISAM DELES PARA AJUDAR. ESTÃO A CADA DIA SENDO ENGANADOS, POR FALTAS DE AMOR.
imagem 1 pessoa,homem,texto
O que significa tomar o nome do Senhor em vão?


Pergunta: O que é que a Bíblia quer dizer quando afirma algures que nós não devemos tomar o nome de Deus em vão? Suponho que isso significa que nós não devemos fazer uso do que era costume ser chamado de má-língua, porém isso hoje é tão comum que me interrogo sobre onde é que havemos de traçar a linha de fronteira. – T.F.

Resposta: Provavelmente está a pensar no terceiro dos Dez Mandamentos que Deus deu ao Seu povo. Este mandamento diz, “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão” (Êxodo 20:7). Isto é simplesmente uma maneira antiga de dizer que não devemos fazer mau uso ou abuso do nome de Deus.

O que é que isto significa? Pode simplesmente significar o uso do nome de Deus de um modo leviano ou sem sentido na nossa conversação diária. (Isto aplica-se a qualquer nome ou título de Deus, e também de Jesus, o Filho divino de Deus.) Mas quando usamos o nome de Deus deste modo, isso significa que não O levamos a sério – e isso está errado. O nosso discurso é reflexo dos nossos corações – e quando tratamos Deus frivolamente no nosso discurso, isso indica que, realmente, Ele não é importante para nós.

Contudo, por vezes, as pessoas fazem mau uso do nome de Deus de um modo mais deliberado – por exemplo, invocando Deus para condenar alguém que nós odiamos. Mas isso também está errado, pois só Deus é seu juiz. Aqui, uma vez mais, o nosso discurso é reflexo dos nossos corações e revela que os nossos corações não são corretos com Deus.

A Bíblia diz, “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29). Não se deixe influenciar no seu discurso por aqueles que o envolvem, mas renda a sua língua – e a sua vida – a Cristo.

TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO

Tomar o nome do SENHOR, teu Deus, em vão é “recorrer ao irrealismo, ou seja servir-se do nome de Deus para apelar ao que não é expressão do caráter divino”. Tal uso profano do nome de Deus ocorre no perjúrio, na prática da magia e na invocação dos mortos. A proibição é contra o falso juramento e também inclui juramentos levianos e a blasfêmia tão comum em nossos dias. “Este mandamento não obsta o uso do nome de Deus em juramentos verdadeiros e solenes.”

Deus odeia a desonestidade, e é pecado sério alguém usar o nome divino para encobrir um coração mau, ou para se fazer melhor do que se é. A pessoa que procura disfarçar uma vida pecaminosa, ao mesmo tempo em que professa o nome de Cristo, quebra este terceiro mandamento. Tais indivíduos são culpados diante de Deus e só recebem misericórdia depois de se arrependerem. Os justos veneram o nome de Deus por ser santo e sagrado.

PA R A R E F L E T I R
Sobre “Não tomaras o nome de Deus em vão”
Qual é o valor do nome na identidade de alguém?
Na cultura bíblica, o nome revelava o caráter e a índole de uma pessoa.

Que significado tem “EU SOU O QUE SOU” para você?
Reposta Livre. A ideia é que o aluno revele o que aprendeu sobre a expressão que mostra o verdadeiro nome de Deus: “EU SOU O QUE SOU”.

É correto falarmos em nome de Deus em conversas triviais?
Não. Isto seria misturar o nome sagrado de Deus com as coisas comuns e profanas.

Em nossos compromissos, há a necessidade de fazermos juramentos?
Não. A palavra do cristão deve ser “sim, sim ou não, não”.

Por que a nossa palavra deve ser sim, sim e não, não?
O testemunho do cristão deve falar por si mesmo, sem a necessidade de qualquer juramento para convencer alguém sobre a “verdade”.

O Senhor abençoe.