DEUS ESTÁ FALANDO...
MAS MUITOS NÃO QUEREM OUVIR.
Você já teve a sensação de que alguma coisa está para acontecer e não demora muito e tudo que você sentiu aconteceu? Já ligou o radio e teve a impressão que a musica que tocava era um recado de Deus pra você não tomar certa decisão? Já chegou na Igreja e tudo que o Pastor pregou era um recado direta para o problema que estava vivendo? Pois bem, parabéns, Deus está falando e você está ouvindo, agora melhor que ouvir é praticar o que Deus nos manda através da sua palavra. "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha"
(Mateus 7:24,25) Lamentavelmente muitos preferem arcar com as consequências do que ouvir a voz de Deus. Não se engane, Deus até pode, mas não falará através de um trovão, raio ou terremoto, é mais provável que ele fale através do sorriso de uma criança, do canto dos pássaros ou da brisa suave que toca o nosso rosto. Para ouvir a voz de Deus é necessário ter ouvidos sensíveis e coração sempre atento.
A imagem pode conter: cavalo e texto
TEMA PRINCIPAL: COMICHÃO NOS OUVIDOS, RECUSA EM OUVIR A VERDADE 

LEITURA BÍBLICA: “Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” 2 Timóteo 4.3

SÍNTESE BÍBLICA: Exortação do apóstolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo e a todos nós, filhos de Deus.

É interessante o apóstolo Paulo dizer que virá um tempo em que as pessoas terão "comichão nos ouvidos" (coceira nos ouvidos). Significa "uma coceira ao ouvir a verdade." Ou como diz outra tradução, eles estarão "à procura de palavras que lhes bem agradam."

Hoje, raramente encontramos mensagens sobre arrependimento. Ao observar a grande massa das “igrejas cristãs” (a salvo exceções), atualmente, percebemos que há uma fuga das origens da igreja primitiva, uma mudança  no fundamento, nas mensagens e talvez até mesmo no objetivo.

É fácil conhecer o verdadeiro cristão na igreja hoje. Diga uma verdade que ele precisa ouvir, e observe qual será a sua reação ou atitude. Porque é bem assim, às pessoas estão acostumadas em ouvir aquilo que querem ouvir, “tapinha nas costas”, “Deus é contigo mesmo você estando em pecado e desobediência”, querem uma palavra que massageia o seu “ego”. Mas não querem ouvir um bom conselho de Deus, uma mensagem exortativa, admoestativa ou corretiva. Ignoram o que Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32.

Como no texto de  2 Tm 4:3, percebemos que nos últimos dias as pessoas procurariam mestres que falariam o que elas querem ouvir, desviando-se da verdade. Creio que vivemos, hoje, nesses dias. Pois o que as massas querem ouvir? Que serão populares, que seus sonhos serão realizados, que prosperarão, que não terão problemas na vida e que serão abençoados. E isso tudo é o que mais é pregado em templos lotados. Porém, um evangelho diluído de “apenas creia e seja salvo, sem arrependimento, sem se converter dos seus pecados, nada de tomar a sua cruz e seguir ao Senhor” não é o evangelho verdadeiro. Isso os ouvidos não querem ouvir, começam a coçar quando se fala sobre santidade, sobre separação do mundo.

No entanto, a mensagem de Deus é uma espada que penetra no mais profundo do nosso ser. A maior evidência do Espírito Santo em nós não é o falar em  línguas, rodopios e muito barulho, mas uma vida transformada, um caráter mudado, arrependimento genuíno. Este último é um dos maiores milagres que o Espírito Santo pode fazer, afinal, este veio convencer o homem do pecado, da justiça e do Juízo  (Jo 16.8).

Deus não é um “Papai Noel”, nem um gênio da lâmpada mágica que só existe para cumprir as vontades dos seres humanos. Nós somos os servos! Nós precisamos perder a nossa vida para poder achar a vida em Deus. Conceitos precisam ser revistos.

Todavia, essa mensagem de arrependimento não é tão atraente para uma sociedade egoísta, cega, mundana. Mas o pregador não tem de agradar a todos, nem adequar a “loucura do Evangelho”, que é o poder de Deus para a salvação do que crê. Procuramos agradar aos homens ou a Deus?

Deus foi capaz de salvar 08 pessoas de um dilúvio enquanto as grandes massas se afogavam nas águas. Pregador, não se preocupe com a vontade da multidão, se preocupe em anunciar a elas a verdade, você é um sentinela, toque a trombeta! Faça a sua parte e deixe o trabalho de convencimento com o Espírito Santo! No final das contas, apenas os remanescentes permanecem. A porta é estreita, o caminho é estreito.

Não adianta falar durante uma vida inteira para pessoas de coração duro, que vão ter Paz, que está tudo bem, que vão prosperar, que serão abençoadas… Falar somente isso mostra que você não as ama. Quem ama não esconde a verdade com uma mentira que pode levá-las ao juízo. O amor não diz que tudo está bem quando tudo não está, por isso que Jesus diz “arrependam-se”, para que o povo tenha a oportunidade de se converter dos seus maus caminhos e conhecer a vida verdadeira, alegria que é estar  na Glória com o Pai, e o Tesouro verdadeiro que é estar com Deus e não continuar servindo a Mamom (dinheiro) e sendo entretido com mensagens vazias.
No decurso da história da Igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina. À medida que o fim se aproxima, a situação nesse sentido ficará pior.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” 2 Tm 3:1 (leia o capítulo 3 todo).

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.” 1 Tm 4:1

Vamos analisar algumas partes deste texto, principalmente os versículos 3 e 4.

1) “Não sofrerão a sã doutrina”:

Muitos professarão ser cristãos, freqüentando “igrejas” (denominações) e mostrarão que servem a Deus, mas não aceitarão a fé apostólica original do NT, nem os exemplos dos heróis da fé do AT, nem as exigências bíblicas ordenando que o crente separe-se da injustiça.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Rm 1.16

2) “Desviarão os ouvidos da Verdade”:

A autêntica pregação bíblica de um homem ou mulher de Deus não mais será aceita em muitas igrejas, aliais isso já acontece. Os desviados da verdade desejarão sermões que apresentem um evangelho menos exigente.

“Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.” 2 Tm 2:18

“Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.” 2 Tm 3:7-8
“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” 1 Tm 6:5
“Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.” Tito 1:14

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” 2 Cor 13:8

A força do cristão é a verdade. Contra ela as armas são inúteis. De nada adianta ficar filosofando, inventando historinhas e não querer acatar ao “Assim diz o Senhor”. A Bíblia é a verdade (João 17:17) e é o guia infalível para o cristão. 

Portanto amados irmãos e família Hope, leia a palavra, estude, busque entender o contexto, a cultura, qual é a mensagem pura que Deus tem para você. Ore e deixe que essas verdades estejam entranhadas em sua vida para que você seja firme, aprovado diante de Deus e não levado por qualquer vento de doutrina.
Que Deus continue te abençoando.

Um Forte Abraço.

Adão de Santana