Um terremoto de 5,1 graus na escala aberta de Richter atingiu nesta quinta-feira o nordeste do Japão sem que o alerta de tsunami tenha sido ativado, e também não foi informado pelas autoridades se houve danos materiais ou vítima.
O terremoto aconteceu às 17h06 (horário local, 6h06 de Brasília) cerca de 30 quilômetros de profundidade com epicentro no mar, a cerca de 60 quilômetros da cidade costeira de Kuji, na Província de Iwate, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terremoto atingiu o nível 3 na escala japonesa, que se concentra nas áreas afetadas, na cidade de Fudai e em Morioka, capital de Iwate, onde vivem cerca de 300 mil pessoas.

As autoridades não informaram sobre vítimas, danos em infraestruturas ou usinas nucleares e nem interrupções nos transportes.


Resultado de imagem para JESUS ESTA VOLTANDO- terremotos, em vários lugares." Mateus 24:
O Japão está localizado sobre o chamado anel de fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso que as infraestruturas estão projetadas para suportar os tremores.

No entanto, a mesma região do Japão registrou, no dia 11 de março de 2011, um poderoso terremoto de 9 graus e posterior tsunami que matou mais de 18 mil pessoas e causaram a crise nuclear de Fukushima.

Fonte: EFE

Terremoto de 7,9 de magnitude atinge Papua Nova Guiné
"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:
Um terremoto de magnitude 7,9 foi registrado neste domingo perto de Papua Nova Guiné, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ativando um alerta de tsunami no Oceano Pacífico que foi levantado pouco depois.

O terremoto ocorreu 40 quilômetros a oeste da localidade de Panguna, em Papua Nova Guiné, a uma profundidade de 153 quilômetros às 15h30 locais (02h30 de Brasília), indicou o USGS.

O USGS afirmou que foram registrados danos moderados na ilha de Bougainville.


A magnitude, estimada em um primeiro momento em 8, foi corrigida posteriormente a 7,9.

O Centro de Alerta de Tsunami para o Pacífico emitiu no fim da tarde um comunicado garantindo que o risco de tsunami já havia passado.

Uma hora antes havia advertido que poderiam chegar ondas perigosas à costa de Papua Nova Guiné, Indonésia, Nauru, Vanuatu, Ilhas Salomão e outras localidades nas três horas seguintes ao tremor.

Também havia alertado que outros países podiam ser afetados por ondas menores.

"Embora 150 quilômetros seja uma profundidade muito grande, devido ao fato de ter sido um terremoto tão forte gerará um abalo na superfície", explicou à AFP o sismologista Spiro Spiliopoulos, do organismo oficial Geoscience Australia.

Fonte: AFP

Itália pode sofrer novos terremotos ainda mais fortes
"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), órgão responsável pela medição oficial de terremotos na Itália, não descarta a hipótese de novos tremores iguais ou mais fortes que os da última quarta-feira (18), que tiveram magnitudes superiores a 5.0 na escala Richter.



No entanto, segundo o presidente do órgão, Carlo Doglioni, é impossível prever quando os novos sismos ocorrerão. "Não sabemos quanta energia ainda falta para ser liberada, porém é mais do que legítimo dizer que não podemos excluir um evento mais importante, embora não seja possível falar quando", declarou.

Desde 24 de agosto de 2016, quando um terremoto devastou a cidade de Amatrice, o centro da Itália já sofreu 47,6 mil atividades sísmicas com magnitudes iguais ou maiores que 2.0, ou seja, uma a cada quatro minutos e meio.

A maioria delas passou despercebida pela população, mas algumas foram devastadoras, como a que derrubou boa parte do município de Norcia, na Úmbria, no último dia 30 de outubro. Na quarta-feira passada, os tremores mais fortes foram de 5.1, 5.4 e 5.5, e todos esses 47,6 mil sismos nasceram do mesmo sistema de falhas ativado em 24 de agosto.

O país está localizado sobre as placas tectônicas africana e euroasiática, que se chocam constantemente. Além disso, a primeira se move cerca de dois centímetros por ano rumo ao norte, movimentando a cordilheira dos Apeninos, espécie de "espinha dorsal" que corta a Península Itálica.

Fonte: ANSA

Após terremotos, Itália amplia estado de emergência
"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7
Após a série de terremotos que atingiu a Itália na última quarta-feira (18), o Conselho dos Ministros (CDM), presidido pelo premier Paolo Gentiloni, aprovou nesta sexta (20) a extensão do estado de emergência nas regiões de Abruzzo, Lazio, Marcas e Úmbria, no centro do país.

O decreto havia sido aprovado no dia 25 de agosto de 2016, logo depois do tremor que matou 299 pessoas nas cidades de Amatrice e Accumoli, no Lazio, e Arquata del Tronto, em Marcas. Além disso, o CDM deu aval para a destinação imediata de 30 milhões de euros para intervenções de emergência nas zonas afetadas.

O Conselho dos Ministros também iniciou discussões para ampliar os 4 bilhões de euros já previstos no orçamento de 2017 para as regiões atingidas pelos terremotos dos últimos meses. Até o momento, a série de tremores da quinta-feira passada deixou ao menos oito mortos.

Entre eles estão um senhor de 83 anos encontrado sob os escombros de um prédio em Castel Castagna, um pai de 50 e um filho de 23 atingidos por uma avalanche em Crognaleto e um idoso de 73, também vítima de um deslizamento de neve, mas em Campotosto.

O balanço ainda contabiliza os quatro mortos já confirmados na avalanche que destruiu o hotel Rigopiano, em Farindola. Todas essas cidades ficam na região de Abruzzo.

Fonte: ANSA

Terremoto de magnitude 6,8 atinge as Ilhas Salomão

"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:

Um terremoto de magnitude 6,8 graus atingiu nesta sexta-feira (data local) as águas ao sul das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades informassem sobre danos ou alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica mundial, situou o hipocentro a 33 quilômetros de profundidade sob leito do mar, a 71 quilômetros de Kirakira, e a 177 de Honiara, capital do arquipélago.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico disse em comunicado que segundo os dados disponíveis, não deve acontecer um tsunami por causa do terremoto.

As Ilhas Salomão estão localizadas sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria moderadas.

Fonte: EFE

Itália tem 4º terremoto superior a 5.0 em apenas 4 horas

"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7

O terremoto das 14h34 na região central da Itália teve magnitude 5.1 na escala Richter, segundo as primeiras estimativas do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). Esse foi o quarto tremor superior a 5.0 com epicentro na província de Áquila apenas nesta quarta-feira.

Fonte: ANSA

Terremoto de 5,8 graus sacode Vanuatu, no Pacífico Sul
"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7

Um terremoto de magnitude 5,8 graus sacudiu nesta segunda-feira o norte do arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado de danos ou vítimas ou se tenha emitido um alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica no mundo todo, situou o hipocentro a dez quilômetros de profundidade sob o leito marinho.

O mesmo organismo localizou o tremor a 128 quilômetros a oeste da cidade de Solo e a 496 ao norte de Port-Villa, a capital.

Vanuatu fica perto do chamado Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos da Bacia de Lau, por isso que registra habitualmente tremores.

A República de Vanuatu, com cerca de 250 mil habitantes, é formada por um arquipélago de origem vulcânica.

Fonte: EFE

Terremoto de magnitude 6,1 atinge mar no sudoeste de Fiji
"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu neste sábado o mar no sudoeste de Fiji, no Pacífico sul, sem que as autoridades tenham informado inicialmente sobre alerta de tsunami ou vítimas.

O hipocentro do terremoto foi localizado a 10 quilômetros de profundidade e a 152 quilômetros da cidade de Nadi, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica em todo mundo.

Esta região do Pacífico sofre habitualmente terremotos de magnitude superior aos cinco graus.

A conhecida como Cuenca Norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, no Pacífico Sul, conta com dezenas de vulcões submarinos ativos localizados entre 1 mil e 1,5 metros de profundidade sob as águas.

Fonte: EFE

Terremoto de magnitude 5.6 atinge ilhas na Indonésia

"..., e terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7

Um terremoto de magnitude 5.6 atingiu neste sábado o arquipélago de Maluku, na Indonésia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor foi registrado 120 quilômetros oeste-noroeste da ilha de Ternate, com profundidade de cerca de 23 quilômetros, segundo o site do USGS.blog despertai