Em Gênesis 12:1-3 Deus profetizou na vida de Abraão e esta profecia se estende até nós. Deus quer que façamos parte de uma grande nação e que através de nós, famílias sejam abençoadas. A família é a origem de tudo, ela é uma ordenança divina, por isso, precisamos defender este patrimônio.
O casamento, do ponto de vista cristão, é uma relação amorosa entre um homem e uma mulher. E sob a orientação de Deus eles manifestam publicamente o desejo de pertencerem um ao outro até que a morte os separe.
Como Deus o idealizou? A união do casal é uma relação pactual entre Deus e os cônjuges. Em Ml 2:14 Deus foi testemunha da aliança e em Ml, 2:16
Preservar um vínculo conjugal com qualidade requer determinação e compromisso. Os estímulos ao descompromisso e a irresponsabilidade estão por toda parte, mas é necessário resistir e permanecer cultivando sua aliança conjugal.

Cada casal tem o dever e a liberdade de criar o seu próprio modelo relacional . Em 2 Timotéo 3:1- 3 nos mostra que haverá dias em que os homens serão egoístas e sem amor a família. Já vivenciamos esta realidade onde os homens são amantes de si mesmos. Em João 10:10 está escrito que “O ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas Deus veio para lhe dar vida em abundância”.
Quando alguém se torna parceiro em uma relação, ele está se dispondo a aprender uma arte inesgotável e desafiadora. Conservar-se aberto e disponível na relação é uma das mais decisivas contribuições que cada parceiro pode trazer para relação.
Uma relação é mais proveitosa quando não apaga, mas promove o brilho dos seus integrantes.
A família é o nosso útero maior, ao nascermos somos dentre as espécies o ser mais frágil, que depende de cuidados, nutrição e proteção. Nossa fragilidade não é só biológica, mas envolve também aspecto emocionais e intelectuais da existência, e é na família que encontramos esta continuidade.
Na família somos aceitos não por causa de nossas virtudes, mas apesar de nossos fracassos. É na família que temos o nosso caráter forjado, nossa personalidade firmada e nosso temperamento provado. Nela quando caímos, somos levantados . Quando ficamos tristes, somos consolados, quando erramos , somos perdoados. A família é o lugar de aceitação, perdão e cura. Nela está a força e o potencial da igreja. O crescimento espiritual depende da edificação da família. Ela é a pedra angular da sociedade.