TÁ FALTANDO MULHER SÁBIA...
Tente imaginar uma situação. O marido acorda cedo para ir ao trabalho, pega um transito carregado, ônibus lotado, congestionamento estressante, enfrenta uma jornada exaustiva na empresa. Tem plena consciência que se não produzir poderá ser demitido a qualquer momento.

Ele ainda convive com o fantasma do aluguel, contas de água, luz, telefone, prestações etc... Ufa...

Ainda bem que chegando em casa este mesmo marido terá uma esposa sorridente, uma casa sempre limpa, uma janta gostosa, um suco delicioso e geladinho. Filhos bem cuidados e a oportunidade de descansar e até se esquecer momentaneamente da correria do dia a dia.
SÓ QUE NÃO!!! Tem marido que mal coloca os pés em casa e já tem vontade de voltar correndo para o transito, para a empresa, para a rua ou para os amigos e sabe porque ? Em casa ele não tem paz e nem a refugio que ele tanto esperava encontrar a pôs um dia de trabalho.
Diz a Bíblia: "Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.

Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, cuja esperança estava em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido,
(1 Pedro 3:1-5)

O INVERSO TAMBÉM É VERDADEIRO, MUITAS ESPOSAS PASSAM PELA MESMA SITUAÇÃO COM MARIDOS ESTÚPIDOS E MAL EDUCADOS.

O LEÃO VIROU GATINHO E A GATINHA
VIROU LEOA. E AGORA, O QUE FAZER ?

É muito importante mostrar com clareza as funções que Deus designou para o homem e para a mulher dentro do casamento. A confusão existente sobre as funções de cada um é a causa principal de muitos conflitos conjugais. Deus deu a cada cônjuge. Segue um e-mail angustiado que recebemos de uma irmã, o seu nome e a sua identidade serão mantidos em sigilo absoluto por motivos óbvios.

"Amado Pasto Melqui a paz do Senhor. O motivo do meu contato talvez não seja tão grave para muitos, mas tem me tirado o sono e a paz.Pastor, sou uma mulher de iniciativa, proativa, bem decidida e resolvida em tudo que faço. O problema é que na medida que eu vou aparecendo, meu esposo vai sumindo, na medida que vou tomando iniciativa, meu esposa vai se distanciando das atividades da casa e até do nosso relacionamento. Pastor, eu que arrumo tudo em casa, eu que resolvo problemas com pedreiro, encanador, eletricista. Tenho me sentido o homem da casa e até constrangida em certas situações do nosso casamento. Ultimamente pastor, até a nossa intimidade tem que ser por iniciativa minha, meu marido é devagar quase parando... se é que me entende pastor. Me ajude, o que fazer pra ter meu marido de volta ? O que fazer para ter o homem com quem me casei, atuando como faz os homens normais ? Me ajude, só não fale o meu nome ou cidade pois somos muito conhecidas em nossa Igreja."

Mudam as cidades, os nomes, as Igreja, as pessoas, mas os problemas são sempre os mesmos. Maridos omissos, esposas que sofrem, casamentos de fachada ou lares doentes e mal administrados. O que fazer? Como ajudar ? você tem uma palavra para esta irmã?

Responsabilidades Específicas
do Homem e da Mulher

1) Do homem

Governar o lar (1Tm3:4;12)
Trabalhar para prover o sustento da família. O homem é o principal responsável ( Gn 3;19 1Ts 4;11-12 1Tm 5:8 )
Amparar, proteger, cuidar, sustentar ( Ef 5:29 ). Deus chama as viúvas de desamparadas porque lhes falta a cobertura total do homem ( Sl 58:5-6 )
Assumir um papel preponderante na formação dos filhos homens. Especialmente na idade 8 a 10 anos. Afirmar os valores de sua masculinidade. Ensinar habilidades a eles, trabalhos manuais, profissões, etc. Dar a eles formação comercial, iniciá-los nos negócios. Praticar esportes juntos. Dar a eles educação sexual, etc.
Assumir a responsabilidade principal em relação à disciplina e correção dos filhos ( 1Sm 3:12-13 Hb 12:7-9 )
Ser sacerdote para a família, o líder espiritual. Ensinar, guiar e edificar a família no Senhor. ( Gn18:19 )
Ocupar cargos de liderança na igreja. ( 1Tm 2:11-14 )
2) Da mulher

Ocupar-se com mais dedicação da criação dos filhos. Ser MÃE é o mais alto ofício. Mesmo biologicamente Deus fez com que os filhos fossem dependentes da mulher (1Tm 2:15 ; 5:15)
Atender a família, cuidar de sua alimentação ( Pv 31:21-22 )
Cuidar das roupas ( Tt 2:5 )
Cooperar para melhorar as finanças da família, a medida que seja necessário e viável. Na medida do possível evitar ausentar-se do lar. ( Pv 31:16-18 ; 24 )
Cuidar da formação integral de suas filhas. Ensinar-lhes, desde a mais tenra idade tudo o que diz respeito a sua feminilidade, educação sexual, moda, comportamento social, tarefas domésticas, habilidades manuais, comportamento com o sexo oposto, etc.
Ensinar as Sagradas Escrituras a seus filhos. Timóteo, sendo muito jovem, pôde ser ministro de Deus porque desde menino tinha sido doutrinado por sua mãe e sua avó ( 2Tm 1:5;3:14-15 )
Ensinar as mais jovens como desempenhar seu papel de esposas e mães (Tt2:3-4)



Informações ou aconselhamento: pastormelquigomes@hotmail.com