Pais Ensinam seus Filhos sobre o Compromisso com Deus
Resultado de imagem para Pais, ensinem seus filhos a amar
Os pais que acreditam em Deus e na Bíblia como a palavra revelada por Deus precisam levar a sério seu papel na educação dos seus filhos. Esse ensinamento inclui os fatos a serem defendidos e aceitos como base da nossa vida, bem como condutas que refletem essa fé na prática coerente. A religião ensinada na Bíblia não é a egocêntrica gratificação de desejos sensuais que domina a sociedade atual; é a dedicação ao serviço, o compromisso de se entregar em amor ao próprio Senhor e aos outros seres humanos.

Jesus resumiu a responsabilidade humana em dois mandamentos: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-39). O verdadeiro amor não é egoísta, nem motivado por seus próprios interesses (1 Coríntios 13:4-7). Em uma sociedade que incentiva a satisfação ilimitada e imediata dos desejos, o princípio ensinado por Jesus nos chama ao cumprimento de deveres.

Um dos primeiros seguidores de Jesus viu a religião como muito mais do que a prática ritualista de algumas tradições humanas. Tiago escreveu: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:26-27). Enquanto o ensinamento na moda atual nos incentiva a realizar nossas próprias vontades, esse autor falou de controlar os desejos e manter um padrão de pureza estranho ao mundo. Frisou, também, uma atitude de serviço aos outros.

As palavras de Tiago não nos surpreendem quando nos lembramos da declaração de Jesus que inverte a sabedoria humana: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34). Um aspecto fundamental da mensagem de Jesus é a negação de si mesmo. Ele deu o exemplo perfeito quando foi humilhado e sacrificado a nosso favor.

Diante do ensinamento de Jesus, pais que amam seus filhos não podem seguir as tendências comuns de criar filhos egocêntricos acostumados a receber tudo que desejam. Pais cristãos não podem tratar seus filhos como o centro do seu universo. Os pais que vivem para agradar seus filhos instilam um senso de direitos que os leva para longe do Deus que os criou. Pais não foram feitos para adorar seus filhos. Filhos não nasceram para adorar seus pais. Nós todos – pais e filhos – existimos para adorar ao Senhor: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).

Apesar das doutrinas distorcidas pregadas hoje, Jesus não veio ao mundo para agradar aos homens, dando-lhes tudo que seus corações egoístas desejam. Ele veio para estabelecer seu reino, para assumir seu devido lugar como soberano sobre todos nós, assim nos resgatando dos nossos próprios pecados. Como soberano Rei, ele exige dos seus súditos a submissão total, o compromisso de obediência completa. Uma parte fundamental do processo de se tornar discípulo de Cristo é a decisão de se entregar em obediência. Jesus enviou seus apóstolos a divulgar a boa nova com estas palavras: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19-20).

Criar crianças egoístas significa encaminhar filhos para longe de Deus. Por isso, os pais que amam seus filhos ensinam a importância da fidelidade em cumprir compromissos e se preocupam muito mais com deveres do que com sentimentos. Esses pais ajudam os filhos a perguntarem o que Deus deseja e o que eles devem fazer. Diminuem o “eu” para engrandecer o Criador e Salvador. Incentivam o serviço nas palavras, nas expectativas estabelecidas e nos exemplos dados. Criam filhos que agradam a Deus e que servem aos outros.

Pais, ensinem seus filhos a amar e servir, começando com o próprio Senhor!

-por Dennis Allan