A resposta da Bíblia
A influência do Diabo e dos demônios sobre a humanidade é tão grande que a Bíblia diz: “O Maligno controla o mundo inteiro.” (1 João 5:19, New Century Version) A Bíblia identifica os métodos usados pelo Diabo para influenciar as pessoas.

Engano. A Bíblia aconselha os cristãos a “lutar contra as artimanhas do diabo”. (Efésios 6:11, NCV) Uma de suas artimanhas é enganar as pessoas, levando-as a acreditar que seus agentes na verdade são servos de Deus. — 2 Coríntios 11:13-15.

Espiritismo. O Diabo desencaminha as pessoas por meio de adivinhos, astrólogos e médiuns espíritas. (Deuteronômio 18:10-12) O uso de drogas, o hipnotismo e as técnicas de meditação que esvaziam a mente também expõem as pessoas ao controle demoníaco. — Lucas 11:24-26.

Religião falsa. As religiões que ensinam doutrinas falsas enganam as pessoas, levando-as a desobedecer a Deus. (1 Coríntios 10:20) A Bíblia chama essas crenças de “ensinos de demônios”. — 1 Timóteo 4:1.

Possessão demoníaca. Na Bíblia, encontramos relatos de espíritos maus que assumiram o controle de humanos. Em alguns casos, as pessoas endemoniadas ficavam cegas ou mudas, ou até machucavam a si mesmas. — Mateus 12:22; Marcos 5:2-5.
Como evitar a influência do Diabo

Você não precisa viver com medo do controle demoníaco, pois a Bíblia mostra como é possível ter êxito em se opor ao Diabo:

Aprenda a reconhecer os métodos, ou “desígnios”, do Diabo. — 2 Coríntios 2:11.

Obtenha o conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia, e ponha em prática o que aprender. Aplicar os princípios bíblicos o protegerá da influência do Diabo. — Efésios 6:11-18.

Livre-se de qualquer coisa ligada a atividades demoníacas. (Atos 19:19) Isso inclui livros, revistas, pôsteres, filmes e músicas que promovem o espiritismo.

Documentário: Bruxos e o poder